Mochilão América Latina

No final de 2013 fiz uma viagem de voluntariado e mochilão na América do Sul com duas amigas. Visitamos Buenos Aires na Argentina, Santiago do Chile, Deserto do Atacama até finalmente chegar ao Peru onde ficaríamos 6  semanas dando aula para crianças carentes e viajando nos fins de semana.

Posso dizer que a viagem foi incrível!! Sou apaixonada pela América Latina, pelas pessoas e pelos lugares que surpreendem e às vezes não lembramos ou consideramos como primeira opção na hora de planejar uma viagem. Vale ressaltar também que nosso dinheiro vale muito lá e as coisas são muito em conta ( gastávamos menos de 4 reais para almoçar no Peru, por exemplo). Passamos muitos perrengues, mas eu não mudaria absolutamente nada e iria de novo sem sombra de dúvidas.

SAM_1883
Começamos nossa viagem no dia 20 de dezembro voando para Buenos Aires e,por ali ficaríamos 5 dias. Nos hospedamos no Hostel Suítes Florida em um quarto com 6 meninas, como éramos 3 foi bem tranquilo. Eu já conhecia a cidade, mas as meninas não. Tiramos uns dois dias para percorrer as ruas de Palermo, San Telmo, Puerto Madero, Casa Rosada e aquele básico que todos fazem quando visitam Buenos Aires pela primeira vez.

 

Entretanto, conhecemos um grupo enorme de brasileiros e acabamos fazendo várias coisas em grupo, frequentávamos as festas e tours que o próprio hostel proporciona e indica. Fazia muito calor na cidade e andar por muito tempo era difícil sem recorrer a um lugar com ar condicionado.
DSCN0198

 

SAM_1938
Eu indico o hostel pra quem quer economizar e estar bem instalado. Ele é mais voltado pra quem quer festa e oferece um café da manha bem básico; alguns dias a gente nem descia pra tomar. Ele tem fácil acesso a metros, táxis e eles oferecem um transfer na chegada grátis desde o aeroporto.

 

Passamos o natal ali e na manhã seguinte embarcamos para Santiago do Chile. Poderíamos ter economizado mais e feito alguns trechos de ônibus, mas queríamos deixar o perrengue mais pra frente e a partir do Atacama, estávamos sem passagens compradas ( com exceção da de volta para o Brasil em março desde Lima).

Em Santiago ficaríamos 5 dias, passaríamos a noite do réveillon e nosso voo para Calama era no dia 1 bem cedinho.

DSCN0265

 

A cidade foi uma agradável surpresa. Muito arborizada, com ruas grandes e edifícios muito conservados. O Chile que nos deixaria de boca aberta no deserto já começava a ganhar nossos corações.

SAM_1997
20131228_181102

 

Ficamos hospedadas em um hostel muito lindinho e bem localizado, o Andes Hostel. Pegamos um quarto misto para 6 pessoas e o banheiro era fora do quarto. O ponto alto são as  camas grandes e confortáveis.

O hostel organizava vários jantares temáticos a preços super legais, free walking tours e proporcionava um ambiente super legal para a convivência dos hospedes.  Recomendamos e muito o hostel. Vale frisar que o café da manha é bem gostoso; ele é servido no piso inferior, em uma cozinha pública que todos os hóspedes podem usar.

Fizemos um daytrip de Santiago para Vina del Mar e recomendamos; o balneário chileno é agradável, bem sinalizado e muito arborizado. Achamos que somente um dia inteiro ali foi suficiente, mas no verão muitos passam pelo menos um fim de semana aproveitando as praias da região.

SAM_2046

 

De Santiago pegamos um voo para Calama e logo no aeroporto já fomos surpreendidos; a paisagem parecia de filme. Estávamos no meio do nada, cercadas de montanhas e um monte de “nada” parecia estar a nossa volta. Começava aqui a parte encantadora da nossa viagem! Atacama é um dos lugares mais lindos do mundo.

Encontramos um hotel que chamava Don Raul com um preço bom e passeios reservados desde o Brasil. Contratamos um transfer do próprio hotel que nos levaria do aeroporto até San Pedro. A viagem durou mais ou menos uma hora e a paisagem era cada vez mais impressionante.

O hotel era simples, mas atendia a todas as nossas necessidades; além do fato de que contratamos todos os tours com eles e o café da manha era bem gostoso e farto.  A localização é muito boa na Rua Caracoles, perto de todo o agito, restaurantes, lojinhas e agências de turismo da cidade.

20140101_154137
20140103_140148_1

Cada passeio no Atacama foi inesquecível e eu voltaria várias vezes se pudesse. Como não tínhamos muito tempo lá, fizemos os passeios que nos recomendaram e eliminamos alguns para uma próxima vez.

20140103_115818
SAM_2068

As Lagunas Altiplanicas são de tirar o folego e foi  definitivamente o nosso passeio predileto. A altitude dá um pouco de dor de cabeça, mas nada que mascar folha de coca não resolva. As fotos demonstram um pouco a beleza do lugar.

20140102_100857
20140102_104153

Na visita dos Gêiseres o clima é único como se estivesse em outro planeta. O frio é muito intenso e muitas pessoas levaram roupa de banho para entrar nas águas quentes. O mesmo vale para o Vale de la Luna com seu ar meio espacial.  Nenhuma foto faz jus à energia daquele lugar e a grandeza de sua natureza.

20140104_065346
SAM_2126

Fomos embora do Atacama com dor no coração e um certo espirito aventureiro; atravessaríamos a fronteira do Chile e do Peru de ônibus e dali pra frente estávamos sozinhas e sem plano algum.

20140103_114401
Começava a contagem regressiva para o trabalho voluntário e a vontade de ele fosse mágico e de que as viagens fossem cada vez melhores só crescia. As mais de 10 horas de ônibus passaram rápido e quando era dia já estávamos nos postos de fronteira.

 

A travessia deu um pouco de medo (mais por medo do desconhecido mesmo do que por qualquer risco), mas tudo correu certo. Chegamos bem cedo em uma rodoviária no Chile e dali seria necessário pegar um táxi até o posto de fronteira, passar as malas no scanner, pedir o visto e atravessar até o outro lado, no Peru. Dali, precisávamos achar um hotel barato pra dormir e no dia seguinte bem cedo pegaríamos um voo de uns 25 minutos até Arequipa.

Logo farei um post com todos os detalhes e dicas do Perú. Pretendo mostrar que Machu Picchu é incrível, mas que o país tem muito mais para oferecer!

 

Links:

Hostel Buenos Aires: http://florida.hostelsuites.com/po/

Hostel Santiago: http://www.andeshostel.com/

Hostel Cusco: http://www.lokihostel.com/cusco

Hostel lima: http://www.lokihostel.com/en/lima

Hotel Atacama: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303681-d1209035-Reviews-Don_Raul_Hotel-San_Pedro_de_Atacama_Antofagasta_Region.html

 

 

 

Comments

comments

Maria Alice & Rafael
hello@fastencitybelt.com.br

Um casal apaixonado pela aventura de ver o mundo com outros olhos, fotografar por outros ângulos e passear por lugares óbvios em busca do incomum. A ideia do site nasceu da união da profissão do Rafael como fotógrafo e das oportunidades de viagem que os estudos da Maria Alice proporcionaram, somado as viagens que sempre fizemos como hobby.