Sintra

Para nós a melhor definição de Sintra é a de uma cidade de contos de fada! Localizada na região metropolitana de Lisboa a menos de trinta quilo metros do centro da capital de Portugal, Sintra é a escapada perfeita, um bate-volta que não é cansativo, mas tem atrativos que fazem valer a pena passar a noite ali e aproveitá-la com mais calma.Passamos somente um dia inteiro na cidade e ficamos com vontade de ter ficado mais, com uma sensação de que não vimos tudo; mas deu pra ter um gostinho. Caso vocês optem por pernoitar na cidade, recebemos boas recomendações destes hotéis: Sintra Marmoris Palace (reserve aqui); Casa da Pendoa (reserve aqui) e o Ibis Lisboa Sintra (reserve aqui).

Fizemos esta visita de carro, pois no fim do dia queríamos conhecer Caiscais e Estoril, mas ônibus e trens também fazem essa rota, além dos tours de um dia com as agências de turismo de Lisboa. A estrada é super tranquila e muito bem sinalizada, nós alugamos GPS com wifi e nos confundimos com o Waze em uma das entradas, mas tirando isso não tem erro. Quando saímos da auto estrada, pegamos uma região de subida na serra e pelo caminho casas lindas e pequenos oásis em meio a Serra Portuguesa.Seguimos diretamente para o Castelo dos Mouros que era o que em nossa opinião renderia as melhores fotos pela beleza das ruínas no alto da montanha e da vista panorâmica da cidade.  A entrada para o castelo custa 8 euros e você pode comprar na entrada no castelo mesmo.Você pode visitar Sintra o ano inteiro, mas leve sempre um casaco pois o vento pode ser forte e gelado lá no alto. A única recomendação que a gente daria é o de evitar dias chuvosos, pois isso pode prejudicar tanto a visibilidade quanto o charme da cidade, além do fato de que é as caminhadas, principalmente no Castelo dos Mouros, são todas feitas ao ar livre e com muitos degraus.

Do alto de um dos inúmeros miradouros do Castelo dos Mouros, têm-se uma vista privilegiada do Castelo da Pena, outro imponente ponto turístico da cidade, que nós recomendamos visitar logo após; ele é uma das maiores expressões da arquitetura romântica, sendo o primeiro exemplar na Europa, seguido do belíssimo Castelo de Neuschwanstein na Baviera alemã.

Outros castelos igualmente belos em Sintra são o de Monteserrate, a Quinta da Regaleira e um pouco mais afastado, o Palácio de Queluz, frequentemente comparado com o de Versalhes na Franca.

Por esta pluralidade de opções de passeio, sem contar ainda o centro da cidade que é coisa mais linda do mundo, vale a pena sim pernoitar em Sintra. Por ter visitado a cidade no inverno com dias mais curtos, não pudemos visitar nem metade do que realmente desejávamos, mas com certeza voltaremos para esta linda cidade.

Depois de tanto caminhar, foi hora de comer e  visual do restaurante que escolhemos, o Café de Paris (link), para um almoco atipico e fora de hora era simplesmente deslumbrante e na foto da pra ter uma ideia do clima e da arquitetura da cidade. A comida estava boa, mas se tivessemos que escolher outros restaurantes, teriamos escolhido algum desses: o Nau Palatina (link); O Lavrador (link) e o Saudade (link).

Pelas ruas do centrinho, muitas lojinhas de artesanato, principalmente belíssimos pratos e jogos de mesa; as famosas queijadinhas de Sintra e os Travesseiros, que você tem que provar; além dos vinhos e bacalhau deliciosos como o encontrado em todos os lugares que passamos em Portugal.

Na volta para Lisboa, desviamos um pouquinho nosso caminho para passar o fim do dia em Caiscais. A cidade tem a típica atmosfera praiana, é bem bonita e com ruas bem planejadas. A parte do porto é cheia de barcos e restaurantes com vista do mar, um charme só para os dias mais quentes. No verão a cidade bomba com vários eventos culturais, festas e atividades ao ar livre, principalmente nos fins de semana, quando ela é invadida pelos lisboetas.

Sintra nos encantou e Caiscais nos fez ficar com vontade de voltar para conhecer mais deste país no verão e seguir viagem até a região mais ao sul, quem sabe a próxima não virá logo, logo. Até breve!

Comments

comments

Maria Alice & Rafael
hello@fastencitybelt.com.br

Um casal apaixonado pela aventura de ver o mundo com outros olhos, fotografar por outros ângulos e passear por lugares óbvios em busca do incomum. A ideia do site nasceu da união da profissão do Rafael como fotógrafo e das oportunidades de viagem que os estudos da Maria Alice proporcionaram, somado as viagens que sempre fizemos como hobby.