Porque você deve viajar se quiser empreender?

Este texto é uma colaboração muito especial com o fotógrafo Leonardo Cavazzana do instagram @leocavazzana , sigam ele e acompanhem aventuras incríveis e super fotogênicas! O texto dele está a seguir:

 

Se você quer ser um empreendedor and começar seu negócio do zero, você tem que trabalhar duro. Nós sabemos disso. Nós glorificamos isso. Até mesmo romantizamos isso. Lembra daquela cena do Mark Zuckerberg em A Rede Social, onde eles abrem um garrafa de champagne enquanto programam e trabalham (sério o que foi esse cena?). Nós lemos artigos sobre as rotinas de CEOs bem sucedidos, baixamos aplicativos de produtividade, estudamos, vemos vídeos sobre marketing digital, etc. E para ser justo, tudo isso é importante (menos a garrafa de champagne enquanto você trabalha). Você tem que trabalhar duro, ler, estudar, se inspirar em pessoas que alcançaram o sucesso. Mas uma coisa que não falamos sobre é como viajar te prepara para ser um empreendedor.

Viajar pode ser até mesmo subestimado por outros. Quando você é jovem e apenas começando, dinheiro e tempo são recursos limitados. Você deveria gastar esses dois recursos valiosos em qualquer coisa além de sua empresa? Eu digo que sim, e você deveria viajar sempre que puder.

Eu tenho 23 anos de idade, terminando um curso que eu sinto que pouco me preparou para os desafios que enfrento no meu dia a dia. Afinal de contas, tem um limite do que pode ser ensinado e aprendido numa sala de aula. Mas eu também sou o CEO de uma startup que alcançou o breakeven dentro de seu primeiro ano e minhas vendas crescem a mais de 20% ao mês. E te garanto, ler, estudar, se exercitar, trabalhar duro e dedicação. Tudo isso é fato, é necessário. Porém eu não estaria onde estou se não tivesse viajado tanto quanto viajei. E vou te falar porque.

Ir a uma faculdade não te ensina apagar fogos

Quando está começando seu negócio, você usa tudo que já aprendeu e já viu. Business plan, estratégias de marketing, análise de mercado, etc. Mas no seu dia a dia terão milhares de pequenos (ou grandes) problemas que terão que ser resolvidos. E esse problemas são tão únicos a suas próprias circunstâncias e características de seu negócio que você não terá a resposta pronta em nenhum lugar. Você vai ter que se virar. Pode ser um fornecedor que atrasou, alguma coisa que quebrou (lembre-se quando você está começando recursos são limitados), pode ser uma nova lei ou update de app, ou o que for. O fato é, você terá que apagar fogos diariamente. E as chances são que ninguém nunca te ensinou como apagar esses fogos. Afinal de contas, como poderiam?

E é ai que viajar é importante. Lembra quando você estava em algum lugar que onde não entendia a lingua, não sabia como chegar aonde tinha que chegar e todos os meios de transporte público estavam fechados e você teve que se virar?

Viajar te prepara para estar perdido. Viajar pode não te dar todas as respostas, mas vai te dar a confiança que você precisa para se aventurar no desconhecido porque você já fez isso antes.
Vai te dar a calma de não entrar em pânico, ponderar a situação e achar uma solução. Se você já precisou de ajuda em algum lugar em Bali, onde ninguém entendia uma palavra que você falava mas mesmo assim você ainda se virou, com certeza você consegue achar a solução para o problema que enfrenta. Você aprenderá a manter a calma, improvisar e sobreviver. E isso é crucial.

Viajar te ensina a fazer muito com pouco.

Quando está viajando com um orçamento de estudante, tanto tempo quanto dinheiro são limitados. Você tem poucas semanas de férias, com dinheiro suficiente para pagar apenas a passagem de ida e o mundo para conhecer. O que você faz? Senta e deixa para próxima? Talvez sim, mas você também pode fazer a mochila e ir, porque são assim que aventuras começam. Mas você tem milhares de coisas para ver e fazer, milhares de lugares para ir, mas apenas 24 horas e alguns reais por dia. E é assim que você aprende a fazer o melhor que pode com o pouco que tem.

O que e quando comer? Devo dormir no hostel ou pegar um trem durante a noite? Vou tomar uma cerveja hoje a noite? Será que dá ruim dormir no aeroporto? Enquanto viaja, você está constantemente considerando entre duas ou mais opções e tomando decisões baseadas em diversos fatores.

Você avalia os a favores e contras, o valor de cada opção e toma uma decisão. O que você abrirá mão de contra o que você verá/fará. E isso não é uma decisão trivial. Tem várias variáveis em questão. Qual é o preço? Se eu gastar esse dinheiro, o que eu tenho que abrir mão de nos próximos dias? Que horas a gente sai? Que horas eu estaria de volta no hostel? Dá tempo de voltar e ainda pegar o trem? Qual é a previsão do tempo e como isso afeta cada opção?

E isso é colocar em prática o que você fará todo dia no seu negócio. Considerará duas ou mais opções e tomará decisões baseado nos recursos e resultados de cada.

Viajar te dará idéias de como ser um empreendedor melhor.

Enquanto viaja, você verá um mundo diferente do seu.

Talvez você vai ver alguma coisa que os locais usam/comem e você poderia importar? Um aplicativo ou sistema que seria ótimo se viesse para o seu país? Um novo conceito denegócios? Algo que as pessoas precisam e você poderia prover? Viajar vai te expor a novos contextos e te trará idéias se você ficar de olho.

Você também irá criar uma rede de network. Em hósteis você conhecerá mais pessoas que buscam pelo mesmo tipo de experiência que você. Converse, escute, aprenda. Talvez você ouvirá algo que vai desencadear uma idéia nova ou talvez até mesmo conheça seu futuro sócio.

Além de que ao viajar você vai tomar conhecimento dos problemas e necessidades do mundo. Você terá mais consciência da nossa responsabilidade social como empreendedores e como podemos fazer a diferença.

Viajar aumenta sua capacidade de tomar decisões baseadas em recursos limitados, te prepara para sair da sua zona de conforto e como agir quando perdido ou sozinho, além de melhorar sua capacidade de improviso. Viajar também vai melhorar sua percepção do mundo e abrir sua cabeça.

Ao viajar você não está gastando tempo e dinheiro. Você está investindo em você mesmo. Viaje.

Comments

comments

Maria Alice & Rafael
hello@fastencitybelt.com.br

Um casal apaixonado pela aventura de ver o mundo com outros olhos, fotografar por outros ângulos e passear por lugares óbvios em busca do incomum. A ideia do site nasceu da união da profissão do Rafael como fotógrafo e das oportunidades de viagem que os estudos da Maria Alice proporcionaram, somado as viagens que sempre fizemos como hobby.