Mérida, Yucatán

A capital da península de Yucatán tem mais de oitocentos mil habitantes, mas pode parecer uma vila cheia de charme para aqueles que caminham pelo seu centro histórico. Mérida é cativante, colorida e muito, muito quente! Literalmente, pelo calor intenso na cidade durante o ano todo, com raros dias de inverno, mas também pela intensidade de sua noite, da cena cultural e da deliciosa gastronomia.

O povo mexicano é extremamente receptivo e doce; em Yucatán não é diferente, somado ao fato de que o lugar é um dos mais seguros do país, e muito disso se deve a forte influência maia e ao papel da família e da religião na vida da população.Um dia de turismo pela cidade começa com um passeio de bicicleta na famosa Avenida Paseo de Montejo, com casas históricas que datam da colonização espanhola. Por ali um dos hotéis mais “cools” da cidade, o lindo Rosas y Xocolate (clique aqui), inteirinho cor de rosa, com restaurante aberto aos não hóspedes e uma das piscinas mais postadas no Instagram da região; outra jóia do centro é o pequeno e cheio de personalidade Casa Lecanda (clique aqui), hotel boutique que te faz sentir literalmente em casa em uma mansão de séculos atrás!Continuando pelas ruas cheias de casas coloridas, chega-se a praça da catedral, ícone da cidade, ela é a mais antiga catedral da América Continental, e sua construção começou em 1562. Em seus arredores, muitas charretes levam os turistas para um passeio de volta no tempo e a população se mistura com os estrangeiros enquanto todos buscam por um lugar na sombra perto da hora do almoço.
Lojas de artesanato típico maia e pequenas sorveterias, bares e alguns restaurantes bem tradicionais servem as comidas yucatecas, que em sua maioria envolvem muita pimenta e condimentos. Tudo muito saboroso, mas longe de ser uma refeição leve.

Quando a noite cai, o centro de Mérida parece se ascender e ficar ainda mais vivo. Na Praça de Santa Lucia os restaurantes lotam para o happy hour, entre eles o delicioso La Tratto com o melhor da comida italiana, o la Recova com carnes e cortes argentinos de primeira, e o La Esvedra com drinks deliciosos, entre outros. Às quintas feiras, o lugar vira palco de apresentações de dança e de serenata yucateca e tudo fica muito cheio, procure chegar cedo.

Para vocês terem noção do quão eclética pode ser este pedaço do México, ali em pleno centro histórico, em uma portinha escondida em um estacionamento, um bar secreto chamado El Malahat é um dos melhores lugares da cidade, senão do país para tomar drinks incríveis feitos por mixólogos em um ambiente minúsculo com musica ao vivo e a luz de velas. Não deixem de visitar esta descoberta super descolada em uma cidade de tradições e de muita história.Alguns passos dali, a Cantina La Negrita, que existe desde 1917, desponta como um dos lugares mais descolados para uma noite com muita dança e música latina, desta vez a tradicional cubana, com muita animação e gente do mundo inteiro. Curiosamente, o dono é um francês que recebe a todos com muita alegria e mantém todos os dias da semana o lugar como um ponto de encontro com drinks que vão do tradicional mojito a brasileira caipirinha. A decoração interna é um ponto alto da cantina, que por fora tem ares mais de um antigo bar faroeste.

Se você está buscando prédios históricos e museus que contam a história da cidade e de toda uma civilização, Mérida também não irá te decepcionar com o recém inaugurado museu do Mundo Maya. Vale muito a visita pela arquitetura moderna e obviamente pelas peças raras que você pode encontrar aliOpções não faltam nesta cidade tão múltipla, e que aos poucos ganha o coração daqueles que passam por ela. Mérida é uma cidade que pode ser vista em apenas dois dias, mas que precisa de muito mais tempo para ser sentida! Deixe-se encantar pela bela senhora da província de Yucatán e as recordações serão doces, quentes e com gostinho de quero mais!

O próximo post mostrará ainda mais atrações nos arredores da cidade, fazendo da região um destino de férias que agrada a toda a família e perfeita para viajantes em casal ou até mesmo mochileiros. Seja qual for a sua forma de viajar, visite o México e visite Mérida! “Hasta Luego”!

 

 

Comments

comments

Maria Alice & Rafael
hello@fastencitybelt.com.br

Um casal apaixonado pela aventura de ver o mundo com outros olhos, fotografar por outros ângulos e passear por lugares óbvios em busca do incomum. A ideia do site nasceu da união da profissão do Rafael como fotógrafo e das oportunidades de viagem que os estudos da Maria Alice proporcionaram, somado as viagens que sempre fizemos como hobby.