Machu Picchu, Lima

Chegar ao Peru foi uma sensação de que a parte de diversão da nossa viagem tinha acabado e agora começaria o trabalho voluntário. Ao mesmo tempo, a sensação de que tanto tempo parecia ter passado e tanta coisa já tinha acontecido, o que poderia ainda nos surpreender? Como sempre, fomos surpreendias e o Peru se revelou igualmente incrível, senão mais.

Arequipa é uma cidade montanhosa e com vulcões que atraem muitos turistas. O centro da cidade é revitalizado e bem bonito, com toques coloniais, cheio de lojinhas e sempre movimentado. Entretanto, conhecemos o lado do Peru que poucos turistas conhecem. Vivíamos em bairros pobres, usávamos um transporte público muito precário com as kombis sempre lotadíssimas. Ensinávamos crianças que tinham muito a nos ensinar de suas experiências de vida e que passavam por problemas sociais um pouco difíceis de entender.

Já havia feito trabalho voluntário na África do Sul ( depois farei um post detalhado) e me apaixonei por cada criança, vivi dias maravilhosos em meio a um povoado desconhecido e voltei outra pessoa. Nesta vez no Peru, as coisas foram um pouco diferentes.

Fizemos o voluntariado pela Aiesec que é uma empresa de jovens que proporciona oportunidades de emprego, estagio, intercâmbios e voluntariados. O preço é bem legal e dependendo do programa, a moradia e todas as refeições já estão incluídas.

20140108_105036

Achamos que no geral faltou um pouco de organização por parte deles para explicar direito como funcionava a nossa rotina lá, o que deveríamos ensinar para as crianças e contar um pouco da realidade cultural peruana; por exemplo, existia um preconceito muito grande entre as próprias crianças na escola e a gente não tinha muita base pra saber resolver os problemas.

 

20140108_134847

Mas no geral, como todo voluntariado, foi uma experiência única e muito enriquecedora. As crianças são muito fofas e você percebe que a sua presença ali é realmente importante sabe; a única ressalva foi a falta de organização mesmo. Eu recomendo muito uma viagem dessas, que sai da rotina e te mostra outra face do mundo.

Em nossas 6 semanas no Peru conhecemos além de Arequipa, Cuzco e Machu Picchu, Puno , Canyon de Colca e Lima. Cada lugar é mais lindo que o outro e cheio de misticismo.

Colca é um dos canyons mais profundos do mundo. Como foi a própria organização que planejou a viagem de dois dias no segundo fim de semana, não sei explicar muito à logística, mas sei dizer que o lugar é lindo e vale sim a visita.

 

20140112_110406

 

 

SAM_2226

Cusco é simplesmente incrível!!! Pegamos um ônibus noturno desde Arequipa, diga-se de passagem, muito confortável, com comida, banheiro e cama leito. Desembarcamos cedinho em Cuzco e fomos direto para o Loki Hostel, simplesmente um dos melhores hostels que eu já fiquei hospedada na minha vida! No Loki dividíamos o quarto com 8 meninas e na diária já tínhamos o café da manha incluso. As camas são confortáveis, o banheiro é enorme e mais legal de tudo, o restaurante/bar de lá vende comidas e bebidas deliciosas a um preço muito bom. As festas de noite são muito animadas, não da pra perder.

Dentro do próprio hostel existe uma agência de viagem de mesmo nome que organiza trilhas até Macchu Picchu, acampamentos ou o passeios que nos fizemos de um dia pelo Vale Sagrado, trem ate Águas Calientes, hostel , duas horas de guia em Macchu Picchu com almoço box e o trem de volta para Cusco. Não procuramos em outras agências pela facilidade de estar ali do lado e deixarmos as malas no próprio hostel; então pode ser que existam melhores opções.

O que eu posso afirmar é que gostamos muito de tudo, eles são bem prestativos e os guias explicaram muitas curiosidades. Caso vocês queiram saber o preço atualizado, entrem no site deles e eles informam tudo direitinho.

SAM_2327

 

 

SAM_2330

 

20140125_132429

Não tem explicação para nossa chegada em Macchu Picchu. Optamos por subir andando e é bem puxado (existe também um ônibus que você paga por trecho e já te deixa lá na entrada no parque), mas não é impossível. Durante todo o percurso varias pessoas te incentivam e se faz amizades do mundo todo. Encontramos ja na entrada do parque nosso guia e a magia começou; que energia maravilhosa tem esse lugar, cada historia fantástico e como eles eram evoluídos. Estar lá dentro foi um sonho realizado e confesso que fiquei muito emocionada.

 

SAM_2306

Passamos umas 4 horas dentro do parque, metade com a presença do guia e a outra tirando fotos, carimbando nosso passaporte e almoçando por ali.  Não dava vontade de ir embora, mas o cansaço estava começando a pegar e ainda tínhamos que descer a pé, fazer o check out do hostel e pegar o trem de volta para Cusco. Se você tiver que escolher um lugar no Peru, escolha Cusco e o místico Vale Sagrado combinado com Macchu Picchu, simplesmente uma viagem para nunca se esquecer.

Em Puno passamos apenas duas noites em um outro fim de semana e novamente fomos de ônibus. Dessa vez, não compramos o leito e a viagem não foi tão agradável; muitas pessoas com milho, galinha e afins no ônibus hahah, mas a essa altura já estávamos mais do que acostumadas com todas as surpresas que o Peru nos proporcionava.

A cidade é bem rustica e seu centro não tem muitos atrativos; mas o passeio de barco pelo Titicaca e conhecer Los Uros foi sensacional. Fiquei encantada com as famílias que vivem nas ilhas e sobrevivem do artesanato, da pesca e convivem entre si. O lugar é muito pitoresco e estávamos morrendo de frio, em contrapartida as crianças caminhavam normalmente sem sapato.

20140202_111748

 

SAM_2355

Nossos dias em Arequipa chegavam ao fim e chegava a hora de falar tchau. Foi muito triste ir embora, afinal conhecemos muita gente legal, vivemos experiências únicas e ficamos completamente apegadas às famílias que nos hospedarem além das crianças fofas!!

Voamos para Lima e tínhamos somente mais 3 dias de viagem antes de embarcar para o Brasil. Mais uma vez nos hospedamos no Loki Hostel e amamos; restaurante/bar muito bom e animado, pessoas do mundo inteiro convivendo e uma ótima agencia que nos ajudava a planejar os passeios com preços muito bons.

Fizemos city tour em Lima e pudemos ver como a cidade é diferente das outras que havíamos conhecido no pais. Com prédios altos, infinitas opções de shoppings e restaurantes, Lima é muito bonita e limpa. Os outros dias, aproveitamos para comprar as outras lembrancinhas, passear e arrumar nossas malas.

20140215_144115

 

20140215_144104

Despedimo-nos do Peru com a certeza de que voltaríamos e ainda mais apaixonadas pela América Latina tão acolhedora, colorida e cheia de historia para contar! Espero que voces tenham viajado conosco!!

Comments

comments

Maria Alice & Rafael
hello@fastencitybelt.com.br

Um casal apaixonado pela aventura de ver o mundo com outros olhos, fotografar por outros ângulos e passear por lugares óbvios em busca do incomum. A ideia do site nasceu da união da profissão do Rafael como fotógrafo e das oportunidades de viagem que os estudos da Maria Alice proporcionaram, somado as viagens que sempre fizemos como hobby.