Izamal

A cidade amarela é uma pequena cidade no estado de Yucatán. Passamos uma noite por lá no caminho de volta da Riviera Maya para Mérida, de fato Izamal está distante apenas 60 quilômetros do nosso destino final e não nos arrependemos.

Em algumas horas pode-se conhecer este lugar encantador, mas resolvemos dormir por lá no Hotel Rinconanda del Convento (reserve aqui) para poder descansar um pouco e tirar fotos da cidade de dia e também de noite, com luzes e sem o calor forte que o sol traz. O hotel é honesto, os quartos simples mas atendem por ser somente por uma noite.

A principal atração da cidade é o Convento de Santo Antonio de Pádua, fundado em 1549 por frades franciscanos, ele foi construído em cima das antigas ruínas de uma pirâmide maia. O convento é inteiro amarelo, assim como o restante do centro histórico da cidade, o que faz de Izamal bem pitoresca e interessante. Para fotos, você pode pensar que por ser tudo de uma cor ela não oferece muitas opções, mas muito se engana quem não se deixa encantar pelas casinhas de uma cidade de uma só cor em contraste com o céu, quase sempre azul intenso.

Outra atração por lá é a pirâmide maia de Kinich Kakmó que pode ser alcançada facilmente a pé desde o hotel.  Além de ser uma das cidades consideradas Pueblo Mágicos no México, ela é também conhecida por ser a cidade das três culturas com influências maias, dos colonizadores e da ordem franciscana com a construção do convento.

A gastronomia da cidade é composta da tradicional comida yucateca com carne de porco, feijão preto e temperos. Os restaurantes são bem simples, quase dentro da casa das pessoas, fazendo com que as opções sejam limitadas no período da noite, principalmente aos domingos, quando estivemos por lá.

Enfim, Izamal é uma agradável surpresa e por sua proximidade com Mérida vale a pena ser visitada, mesmo que por algumas horas ou somente de passagem no caminho na estrada para Chichen Itzá. Como todos lugares do México com influência maia, a cidade é segura, a população se reúne nas praças ao fim do dia e te recebem de braços abertos; vale a pena deixar-se abraçar por mais este lugar encantador de Yucatan! Hasta Luego!

 

 

Comments

comments

Maria Alice & Rafael
hello@fastencitybelt.com.br

Um casal apaixonado pela aventura de ver o mundo com outros olhos, fotografar por outros ângulos e passear por lugares óbvios em busca do incomum. A ideia do site nasceu da união da profissão do Rafael como fotógrafo e das oportunidades de viagem que os estudos da Maria Alice proporcionaram, somado as viagens que sempre fizemos como hobby.