Cidade do Panamá

O Panamá é um pequeno país da América Central que tem uma importância gigantesca nos negócios e no transporte na América Latina devido a construção do Canal do Panamá em 1914. Com 77,1 quilômetros de extensão. Esta gigantesca obra foi realizada para ligar o oceano Atlântico e o Pacífico e reduzir muito o tempo de viagem das cargas entre os continentes. Desde então, diversas expansões foram realizadas para aumentar a largura das comportas e possibilitar que cada vez navios maiores possam passar por ali.

Para nós brasileiros, o país entrou em cena há poucos anos quando a cia aérea Copa Airlines (reserve aqui) fez do aeroporto de Viracopos um de seus hubs para viagens ligando o Brasil com o Caribe ou até mesmo com os EUA por preços muito atrativos. Para nós a novidade foi ótima pois Viracopos é muito menor e mais prático que Guarulhos. O voo foi pontual e tranquilo, em poucas horas estávamos no famoso aeroporto de Tocumén na capital panamenha.

O freeshop é enorme, na página do aeroporto (link) é possível ter uma ideia da extensão das lojas e da praça de alimentação. Mais pra frente pretendemos fazer um post comparando os valores que encontramos em nossa viagem com os encontrados em Miami ou outros aeroportos internacionais conhecidos por compras.

Chegamos na cidade do Panamá depois de ter passado lindos e ensolarados dias pelo Caribe e ficamos muito felizes com todas as escolhas que tomamos, tanto na sequência da viagem como em ter deixado nossa parada pelo país por último. Isso porque o Panamá tem ótimos shoppings e outlets onde se pode encontrar de tudo com preços bem atraentes e você não se preocupa com o excesso de peso praticado nos trechos internos pelo país ou pelas ilhas próximas.dd

Achamos as ofertas das lojas panamenhas bem atraentes, mas não achamos que se compara aos valores e a oferta de variedades praticadas em Miami. Entretanto, por ser mais próximo do Brasil e ter ligação direta com tantos destinos paradisíacos como Aruba e Curação, o pit stop compensa muito e de quebra você ainda visita um país preparado para o turismo, desenvolvido e com ótimas ofertas turísticas que vão muito além das compras.

Nos hospedamos no maravilhoso e moderno hotel Hard Rock Hotel Megapolis (reserve aqui). Quartos super espaçosos com vista panorâmica da cidade e serviço atencioso, com amenities sempre repostos no ato e delicadezas deixadas na arrumação dos quartos como chocolate e água gelada.

O hotel tem o café da manhã mais delicioso e com mais variedade que já vimos em um hotel, poderíamos passar horas ali saboreando as opções quentes e frias, os doces feitos na hora ou os omeletes frescos.  Sem dúvida alguma o café da manhã é um ponto altíssimo do hotel.

Além de começar o dia bem alimentado, o hotel proporciona para seus hóspedes atividades para o resto do dia, podendo ser relaxando na piscina com vista privilegiada da capital, malhando na academia, fazendo uma massagem no spa ou até mesmo conhecendo a coleção de guitarras e itens de rock clichê de todos os hotéis da rede.

panama-113-3

Do hotel têm-se acesso ao shopping center Multicentro que é atravessando a rua e ao Cassino Majestic.  A famosa Cinta Costeira, espécie de calçadão beira mar que atravessa a orla da cidade, encontra-se a poucos metros do hotel. Uma coisa bem prática em nosso ponto de vista é que o ônibus turístico vermelho tem como uma de suas paradas a rua paralela ao hotel, limitando a necessidade de táxi a quase zero.

Para saber todas as paradas do ônibus turístico, inclusive os horários e valores, vocês podem consultar a página oficial da empresa neste link. Nós visitamos todos os pontos de interesse na cidade, incluindo a região de Casco Viejo, o Canal do Panamá e os shoppings mais afastados em dois dias com o passe do city tour.

panama-086

Na Parada de Casco Viejo ficamos muito satisfeitos com a oferta de restaurantes e charmosos cafés que encontramos pelas ruas de pedra nesta parte da cidade, em especial o Casa Sucre Coffehouse (link) e o The Fish House (link). O bairro está super conservado e muito bem policiado, nos lembrou muito o centro histórico de Cartagena  e de San Juan de Porto Rico. Almoçamos nesta parte da cidade, mas ficamos com muita vontade de voltar para jantar um outro dia.panama-090Somente não retornamos ao Casco Viejo para outra refeição pois o nosso hotel tinha restaurantes deliciosos. Tivemos a oportunidade de experimentar três dos cinco restaurantes do Hard Rock, sendo que um dia jantamos no SOY que é um restaurante japonês super descolado e com influência peruana nos temperos. O Tauro Steakhouse é um restaurante de carnes com preço um pouco salgado, mas com cortes impecáveis.

O bar da piscina, O Float era o nosso lugar favorito no hotel, com música alta e drinks gelados. Por ali, o menu era só de petiscos, hambúrgueres e frios em um ambiente descontraído e ao ar livre. Melhor lugar para relaxar depois de um dia inteiro de turismo e compras, nada explica o visual dali, simplesmente sensacional!

panama-oficia

panama-hard-rock-cafeNo dia seguinte, voltamos a utilizar o ônibus turístico vermelho e desta vez nossa parada foi o Canal do Panamá. O passeio consiste em uma visita a eclusa de Miraflores que além do centro de visitação onde é possível assistir a um filme contando a história da obra e dar um update nas últimas novidades relativas à ela, você também tem acesso a um mirante onde é possível assistir aos navios passando pelas eclusas. Todas as informações e horários do passeio encontram-se no site deles (link).panama-073

panama-067O passeio em si não nos impressionou muito, achamos que por mais interessante que seja a obra e toda a história ao redor dela, não tem nada que realmente prenda muito a atenção do turista por ali. Acredito que não ficamos mais que uma hora e meia no local.

A cidade do Panamá foi um destino que gostamos muito, em grande parte devido à escolha do hotel, que nos deixou muito satisfeitos. Como falado anteriormente, por ter sido nossa última parada depois de muito turismo em outras ilhas caribenhas, aproveitamos muito para relaxar na cidade, só saindo para conhecer o “básico” da cidade e através do ônibus turístico que a gente não costuma pegar, preferimos explorar andando e conhecendo ao nosso próprio ritmo.

Nosso objetivo na cidade não foi de fazer grandes compras ou procurar por promoções nos outlets da cidade, mas sabemos que muita gente aproveita algumas horas de conexão para fazer um bate volta ao Metromall que oferece shuttle gratuito desde o aeroporto internacional e está apenas 15 minutos distante dele.

Não visitaríamos o Panamá exclusivamente para fazer compras, pois fomos surpreendidos positivamente pela receptividade da população, a segurança dos pontos turísticos e a ampla oferta de restaurantes e hotéis para todos os gostos e bolsos.panama-baixaIr embora da cidade foi também retornar para casa depois de dias incríveis por estes lados do mundo que tanto amamos  e que muitas vezes esquecemos ao planejar uma viagem de férias. O Caribe e a América Latina são a viagem perfeita para ser feita em família, em casal ou até mesmo em amigos. Quanto ao Panamá queremos voltar o mais rápido possível para conhecer as águas cristalinas de Boca del Toro quase na fronteira com a Costa Rica e as ilhas rústicas e paradisíacas de San Blás. Até a próxima!

Comments

comments

Maria Alice & Rafael
hello@fastencitybelt.com.br

Um casal apaixonado pela aventura de ver o mundo com outros olhos, fotografar por outros ângulos e passear por lugares óbvios em busca do incomum. A ideia do site nasceu da união da profissão do Rafael como fotógrafo e das oportunidades de viagem que os estudos da Maria Alice proporcionaram, somado as viagens que sempre fizemos como hobby.